A água não é toda igual. Como saber se a água é boa ou não? E boa para quê? Independentemente da sua finalidade, a água deve ter 5 características com parâmetros corretos, que quando presentes significam que temos uma água de qualidade.

A maioria da água engarrafada ou da torneira não cumpre duas ou três das cinco características de uma boa água. A água é mais complexa do que se imagina, e a sua importância para a saúde humana é ainda mais desconhecida do cidadão comum e mesmo da maioria dos médicos. Somos 75% água. Mas qual a qualidade da água de que somos feitos? Boa saúde necessita de boa água, somos o que bebemos, ora vejam.

Pureza
  • Sem contaminantes Físicos – Areias, sedimentos, barro, ferrugem e outras substancias em suspensão.
  • Sem contaminantes Químicos – Adubos, inseticidas, fungicidas, agrotóxicos,  nitritos, nitratos, sulfitos, cloretos, cloro, flúor, metais pesados: chumbo, amianto, arsénio, crómio, mercúrio, etc…
  • Sem contaminantes Bacteriológicos – Os vírus, (pólio, rotovirus, norovirus). As bactérias (E-coli, legionela, salmonela, pseudomonas, micro-organismos como a giardia, cryptopocidium e muitos outros…)
pH  alcalina

Água alcalina com pH > 7, de preferência 9 ou 9,5. 
Importante para compensar a acidez do corpo e impedir o seu envelhecimento prematuro. A acidez favorece as doenças degenerativas entre outros problemas como a osteoporose.
O pH alcalino deve ser conseguido sem a adição de produtos químico. Apenas água ionizada é benéfica para a saúde.

ORP antioxidante

ORP significa Potencial da Oxidação / Redução, ou seja, a capacidade que a água tem de ser Oxidante ou Antioxidante. 
Um ORP negativo (antioxidante) destrói os radicais livres que se formam no corpo e que destroem as células. Facilita a regeneração dos tecidos e protege o ADN.

Condutividade elevada

É importante a capacidade de conduzir estímulos elétricos pelo nosso corpo. Os sentidos captam estímulos e por sua vez o cérebro transmite ordens aos músculos.
Diretamente relacionada com a presença de sais minerais a água, a condutividade é benéfica desde que produzida por elementos que favoreçam a saúde. O sal por exemplo não é desejável numa água de boa qualidade.

Tensão superficial baixa (micro cluster)

A água agrupa-se em conjuntos de 17 a 20 moléculas. Uma tensão superficial baixa significa conjuntos de 5 ou 6 moléculas. Esta água "mais fina" consegue penetrar nas células e promover uma boa hidratação. A tensão superficial baixa garante que a água com as 4 características explicadas anteriormente seja eficaz no nosso organismo.