Beber água só quando temos sede? Errado! Devemos beber 1 a 2 litros de água todos os dias.

Há quem não beba água, ou porque não quer ou porque não gosta. Há também quem beba água só quando tem sede. Há ainda quem beba outros líquidos como sumos, cerveja, vinho, etc. Tudo tem água mas a qualidade dela pode ser prejudicial à saúde.

Porque devemos beber 1 a 2 litros de água por dia? Se o corpo é 75% composto por água, e isso inclui o sangue e as células, então como está a qualidade desta água de que o corpo é feito? A água tem de ser renovada. Entra água limpa e sai água suja.

O que acontece se bebermos pouca água? Chama-se desidratação quando o corpo tem menos água do que devia. Isso pode ser ocasionado pontualmente devido ao calor ou doença, mas também há quem esteja sempre ligeiramente desidratado e não saiba. A desidratação constante é pouco notada, até parece que não existe, o corpo habituou-se a viver daquela forma. Mas tem consequências a médio prazo dado que não elimina as toxinas eficazmente e que as células funcionam abaixo do que seria esperado. O cérebro e as funções cognitivas são portanto afetadas.

Beba água mas fora das refeições. Assim evita diluir os ácidos do estômago e atrasar a digestão. Fora das refeições a água é rapidamente absorvida o que facilita a ingestão de maior quantidade.

Beber água, sumo ou chá? O corpo precisa de água, não de sumo. Qualquer sumo embalado tem substâncias prejudiciais à saúde, isto sem falar do pH ácido. Quanto ao chá ele é benéfico se os seus componentes estiverem de acordo com as necessidades do corpo e se for feito com água de qualidade.

Água fresca ou natural? Sempre à temperatura natural. Água fresca, mais concretamente fria, obriga o corpo a despender energia para recuperar a temperatura. Mais importante ainda é o facto de solidificar gorduras pelo abaixamento da temperatura.